Pós-Doutorado em Biocombustíveis

por Portal PPGBiocomb
Publicado: 22/01/2018 - 14:55
Última modificação: 10/12/2024 - 11:57

O PPGBIOCOM tem diversos grupos de pesquisa com disponibilidade para abrigar projetos de pós-doutoramento.

Se você tem doutorado e demonstra interesse na condução de um projeto de pesquisa, selecione um dos grupos de pesquisas listados nesse site e entre em contato com o pesquisador responsável para mais informações.

O pós-doutoramento na UFU é regulamentado pela Resolução 18/2015 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, acesse o link: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONPEP-2015-18.pdf

A solicitação de inclusão no Programa de Pós-doutoramento da Universidade Federal de Uberlândia (PPD-UFU) deverá ser encaminhada por um docente de Programa de Pós-graduação da UFU (PPG), denominado supervisor de estágio pós-doutoral, para aprovação do Colegiado do PPGBIOCOM.

A proposta de estágio pós-doutoral deverá ser enviada por e-mail (ppbic@iqufu.ufu.br) contendo os seguintes documentos:

I - projeto de pesquisa com descrição do plano de atividades;
II - descrição do período de realização;
III - descrição das necessidades de materiais, de utilização de espaços físicos, laboratórios ou outros insumos ou materiais a serem contrapartida da UFU;
IV - declaração de concordância do Diretor da Unidade Acadêmica onde o estágio será realizado;
V - requerimento de inclusão no PPD-UFU;
VI - cópia atualizada do Currículo Lattes;
VII – cópia legível frente e verso e sem cortes do diploma de doutorado;
VIII - Termo de Compromisso e Declaração de Reconhecimento de Propriedade Intelectual (vide anexos I e II da Resolução 18/2015 do CONPEP);
IX - manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado e
X - outros documentos necessários, de acordo com as características e as necessidades de cada proposta.

Após a aprovação no Colegiado do PPG, a matrícula e o registro deverão obedecer aos procedimentos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico. A relação de documentos de matrícula a serem organizados deve ser requerida por e-mail para ppbic@iqufu.ufu.br.

Conforme a legislação, não há matrícula retroativa e as atividades somente poderão ter início após o registro da matrícula.

A matrícula é válida somente no ano corrente. Esclarecendo: só vale para o ano em que foi feita, independente da participação no projeto. Exemplificando: se a matrícula foi efetuada em janeiro ou dezembro de 2021 é válida somente para o ano de 2021. Assim, para o ano de 2022 a matrícula deverá ser renovada.

A matrícula deverá ser renovada anualmente pelo PPGBIOCOM, nos meses de janeiro ou fevereiro, sendo que não há a renovação automática.

ATENÇÃO: Não havendo, em dezembro, solicitação de prorrogação de prazo de vigência ou renovação de matrícula, será providenciado o desligamento. 

Pesquisadores matriculados no Pós_Doutorado-UFU devem, obrigatoriamente, apresentar o relatório das atividades em dezembro. Quando do encerramento de sua participação, deverá apresentar o relatório final.

  • Os relatórios deverão ser avaliados e aprovados/reprovados pelo COLPPGBIOCOM;
  • A renovação de matrícula somente será efetuada mediante solicitação do PPGBIOCOM à PROPP, com a informação de que o relatório anual foi aprovado pelo COLPPGBIOCOM;
  • A declaração de participação será emitida pela DIAPG mediante solicitação do PPGBIOCOM com a informação de que o relatório final foi aprovado pelo colegiado do PPG.

Declarações (ativo ou conclusão) e outras solicitações requerem procedimentos específicos junto à Diretoria de Apoio a Pós-Graduação, mas devem ser solicitadas por e-mail para ppbic@iqufu.ufu.br, com os modelos dos formulários abaixo disponibilizados, anexados na mensagem.

Será considerada como fim do curso a data informada na matrícula, sendo que as renovações de matrícula ou cancelamentos ocorrerão somente mediante solicitação do interessado.

Os bolsistas de Pós-Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis da UFU/UFVJM estão inseridos em Programas de fomento como o Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES).

O PNPD/CAPES é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

Os procedimentos de seleção de bolsas são realizados pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) e quando houver vaga de estágio pós-doutoral pelo PNPD/CAPES, o Coordenador do PPG tornará público o processo seletivo para o preenchimento da vaga. Maiores informações podem ser encontradas no link da CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.

Requisitos para a candidatura ao estágio pós-doutoral pelo PNPD/CAPES:

1. O candidato deverá possuir o título de Doutor obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC; ou, em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação que verificará a compatibilidade do título com a área do programa e a equivalência com títulos de doutorado no Brasil;

2. Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, apresentar currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo da Portaria MEC/CAPES nº 86 de 03/07/2013;

3. Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

4. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

5. As seguintes modalidades de inscrição serão permitidas:

a) Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) Estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) Docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa distintas daquela que promove a seleção.

Obs. O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

Atribuições do bolsista PNPD/CAPES:

1. Auxiliar no desenvolvimento de projeto(s) científicos e tecnológicos ligado(s) à linha de pesquisa para a qual foi selecionado, participando também na orientação de discentes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado;

2. A critério do supervisor, colaborar em atividades de docência na Graduação e Pós-graduação.

3. Elaborar relatório de atividades anuais para avaliação de desempenho pelo Colegiado do PPG e encaminhar relatório final até 60 (sessenta) dias após encerramento da bolsa.